sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Torta Rápida de Limão com Biscoitos e o primeiro desastre

Preparei essa receita pela primeira vez esta semana e me impressionei com o resultado. Estava buscando um doce rápido e diferente, que pudesse ser preparado com ingredientes caseiros comuns e me deparei com essa torta. Nada de vários ingredientes na massa, quer algo mais simples que apenas biscoitos e manteiga? Como a primeira torta sumiu perante meus olhos em apenas dois dias, não tive como fotografá-la. É então que surge o drama... o primeiro desastre culinário neste blog.
As forminhas culpadas

Pensando na satisfação dos leitores, decidi preparar mais uma torta para poder tirar fotos e mostrar o passo-a-passo. Não havia biscoitos suficientes (culpem-me meu pai que os devorou) para cobrir uma assadeira de 18 cm. Sem problemas, pensei, possuo formas pequenas, farei tortinhas individuais. A ideia não teria sido catastrófica se não fosse o fato de que as forminhas individuais não possuiam fundo removível. E já se imagina o que se sucedeu, massas destruídas quando tentei retirar das formas. Então, lá vai uma lição, não prepare essa torta em uma forma que não seja de fundo removível.

Massas destruídas, recheio pronto, como proceder? Não poderia simplesmente jogar fora ingredientes de qualidade, que culpa alguma tinham e cujo único infortúnio foi cair nas mãos de uma cozinheira desajeitada. Ao fim e no melhor jeitinho brasileiro, decidi quebrar as massinhas destruídas, misturá-las ao creme e colocar em taças de sobremesa. E voilá, uma opção para quem não tem uma assadeira de fundo removível: uma mousse-gelatina com pedacinhos de biscoitos. Ainda mais prático do que a torta.

Torta Rápida de Limão com Biscoitos



"Mas isso não é uma torta!"
1 pacote (200 g) de biscoito de chocolate sem recheio
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
1/2 pacote de gelatina sem sabor e incolor em pó
2 limões

Unte uma forma de 18 cm de fundo removível com manteiga e pré-aqueça o forno a 200º C. Triture os biscoitos em um processador até que se transformem em uma farinha homogênea. Misture com a manteiga amolecida e pressiona a massa no fundo e nas laterais da forma. Leve ao forno por 10 minutos para secar, retire, deixe esfriar e desenforme.

Enquanto isso, passe os limões num ralador e reserve as raspas. Hidrate a gelatina e a derreta no fogo, deixe amornar um pouco. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o suco dos dois limões. Por último, adicione a gelatina. Despeje o creme de limão na massa de chocolate e decore com as raspas. Leve à geladeira até firmar.

Obs.: Se preferir a mousse-gelatina, pule as instruções do primeiro parágrafo e simplesmente adicione biscoitos levemente triturados ao creme e disponha em taças.

P.S.: O feriado traz um ânimo de composição a esses self-proclaimed writers, não é? Duas postagens em um só dia.

Torta Rápida de Limão com Biscoitos
Arquivo para impressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário