segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Brownies

O cardápio do clássico almoço em família deste domingo deu uma acenada para as nossas raízes italianas e também para a agora constante influência norte-americana na cozinha brasileira. Como prato principal, massa com almôndegas, que ficou sob responsabilidade da minha mãe. Aqui vão algumas fotos. A massa foi o talharim com ovos da marca DE. As porpetas de patinho levaram orégano, cebola desidratada, tempero pronto granulado (Meu Segredo), sal, pão amanhecido molhado no leite e uma colher de chá de vinagre (nada de ovos para não endurecerem). A fim de não desmancharem no molho, foram assadas no microondas por 3-4 minutos em potência máxima. Isso obviamente varia de acordo com a potência do seu microondas e com o tamanho das porpetas (essas tinham uns 2-3 cm de diâmetro).



A toalha de mesa não foi posta para
compor cenário, juro.



É claro que não poderia faltar o parmigiano reggiano ralado e um vinho tinto para harmonizar. Já para agradar ao paladar moderno do meu namorado que recentemente se descobriu hipster, a bebida de escolha foi esse guaraná que encontrei no Pão de Açúcar. É produzido em Leme, no interior de São Paulo, e a garrafinha de 600 ml custando mero R$ 1,99 prendeu a minha atenção, hipster que (também) sou. Sim, há um pouco de Boça dentro de cada um de nós. O refrigerante é bem adocicado, talvez um pouco demais para meu gosto, mas o sabor é interessante, pareceu-me mais pronunciado que o das marcas usuais.

Bom, mas em toda a preparação do prato principal, não tomei parte. Estava em meu treino de roller derby, hell yeah!, no time das Jellyfish Girls, aqui em Santos. Eu contribui com a sobremesa que havia assado no sábado. E lá vem a influência estadounidense. Brownies.

Infeliz e novamente, sou preguiçosa demais com fotos. A foto abaixo foi tirada pela minha mãe, que, ao contrário de mim, adora tirar fotos. O marronzinho está decerto fazendo papel de coadjuvante na foto em meio a tanto sorvete. E eu descartaria os sabores de chocolate e morango do napolitano (era o único disponível) para não interferirem com o aroma do brownie; nesse doce, apenas o de creme já me satisfaz. De qualquer forma, dá para perceber o aspecto da casquinha superior crocante. O recheio é bem cremoso para contrastar com a crocância das nozes. Também adoro esquentá-lo no microondas por uns 15 segundos antes de servir com o sorvete, para experimentar o contraste de temperaturas.

Brownies

Courtesy of Martha Stewart

A casquinha fica levemente folhada.

6 colheres de sopa de manteiga sem sal
200 g de chocolate meio amargo
1/4 de xícara de cacau em pó
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de fermento químico
1/4 de colher de chá de sal
1 xícara de açúcar
2 ovos grandes
2 colheres de chá de extrato de baunilha
3/4 de xícara de nozes picadas grosseiramente

Derreta em banho-maria o chocolate, o cacau e a manteiga até homogeneizar e deixe esfriar um pouco. Em outro recipiente, peneire a farinha, o fermento e o sal, reserve. Em outra vasilha, adicione o açúcar, os ovos e a baunilha e bata com um fuê. Adicione o chocolate derretido aos ovos batidos e misture bem. Por último, vá acrescentendo a mistura de farinha. Quando chegar ao final da farinha, jogue as nozes na farinha apenas para cobri-las e adicione tudo à massa de chocolate. Forre uma assadeira pequena com papel manteiga e leve ao forno médio (entre 180 e 200º C) por aproximadamente 35 minutos. Esperer esfriar antes de cortar e desenformar. Très facile!

Dicas:
Dependendo da porcentagem do chocolate em barra utilizado, a quantidade de açúcar pode ser reduzida ou aumentada. Senti que com o Hershey's 50% talvez não fosse necessário tanto açúcar.

Só para constar, eu abominava Hershey's. Havia provado uma vez e achei péssimo. No entanto, quando vi que o meio amargo dessas barras novas de 130 g não continha gordura vegetal (o que é raro em um chocolate mais barato como esse - paguei R$3,30 na barra), resolvi experimentar mais uma vez. O sabor do chocolate é satisfatório, nada a reclamar. Só acho que, devido ao meu Barry-Callebaut Extra Brute, poderia ter investido em um chocolate de qualidade semelhante. Anyway, dinheiro não cresce em árvores, minha gente.


Brownies

Nenhum comentário:

Postar um comentário