segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bolo de Chocolate e Cerveja Stout com Cobertura de Cream Cheese

Uhu, mais uma matéria publicada no Yahoo! Dessa vez, escrevi sobre a harmonização de cervejas e chocolates. Para mais detalhes, dê um pulinho lá em "Cerveja e chocolate: uma dupla surpreendente". Essa é uma ocasião para celebrar, assim como foi o aniversário do meu pai no último domingo, e nesses casos nada  é melhor que um belo bolo de chocolate, daquele tipo denso, suntuoso, com sabores que surgem a cada dentada e uma cobertura contrastante tanto em cor quanto em textura.

Eu diria que chocolate não está entre os favoritos do meu pai (também conhecido como o fotógrafo da casa), mas cerveja e sobremesas definitivamente estão. O mais interessante desse bolo é brincar com seus convidados num jogo de adivinhações pelo ingrediente secreto do bolo. Não haverá dúvidas entre aqueles que comerem este bolo de que há algo de especial nele, um amargor diferenciado e um certo aroma que requererão mais fatias para que se chegue a uma resposta (não que esse pretexto seja necessário, os convidados pedirão mais fatias de qualquer forma!).

O aniversariante posando para a foto e assoprando o bolo de forma espontânea
Além disso, a cobertura de cream cheese não é demasiadamente doce, o que pode ser uma tentação, ao menos para mim. Afinal, quando o bolo é estupidamente açucarado, ninguém consegue comer mais de um pedaço e sente uma sede de acabar com qualquer garrafão de água de 20 litros. No caso contrário, as fatias vão descendo fáceis junto a algumas xícaras de chá e, quando se percebe, lá se foi metade do bolo!


Bolo de Chocolate com Cerveja Stout

Decorado com nozes pecã
250 mL de cerveja stout (usei a Young's, mas qualquer outra serve, como a Guinness)
200 g de manteiga sem sal
75 g de cacau em pó
3 xícaras de açúcar
150 mL de creme de leite misturado a 1 colher de de sopa de suco de limão (a.k.a., sour cream)
2 ovos
1 colher de sopa de extrato de baunilha
2 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
2,5 colheres de chá de bicarbonato*

Leve ao fogo médio a cerveja e a manteiga até que esteja derretida. Acrescente o cacau e o açúcar, misture bem e deixe esfriar um pouco. Bata separadamente os ovos, o sour cream e a baunilha e vá acrescentando a mistura de cervejas. Por último, peneire a farinha e o bicarbonato e incorpore aos poucos à massa (que é bem líquida mesmo). Unte e polvilhe com farinha uma assadeira redonda de 25 cm, despeje a massa e e asse no forno pré-aquecido a 180º C por 45 minutos ou 1 hora.

A bacia erodida do bolo
*Consegui apenas uma colher de bicarbonato, já que o meu acabou, completei o resto com fermento químico.
P.s.: Na verdade, esse bolo estava com cara de desastre, porque o centro ficou afundado e as laterais iam começar a queimar. Mas quando espetei o centro, descobri que já estava assado e não estava cru, como parecia. Independentemente disso, ficou maravilhoso. Não sei o que aconteceu, vou testar a receita novamente e lhes trago um veredito no futuro. Se testarem por si próprios, por favor comentem e me contem a sua experiência.


Cobertura de Cream Cheese

Nada que não possa ser nivelado por uma bela camada de argamassa, ops, cream cheese
150 g de cream cheese
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de açúcar de confeiteiro

Na batedeira, bata o creme de leite fresco, mas não deixe chegar ao ponto de chantilly. Adicione o cream cheese e bata novamente. Acrescente o açúcar até que esteja bem incorporado. Se sua cobertura ficar muito sólida, ponha mais creme de leite. Se ficar muito líquida, mais cream cheese ou açúcar, depende do seu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário