sábado, 3 de novembro de 2012

E se eu quiser enfiar o pé na jaca? Opa, quer dizer, no abacate?

Acho que boa parte das pessoas que visualizaram esse blog recentemente vieram direcionadas da minha matéria sobre abacate, publicada no Yahoo em setembro, "Risque o abacate da sua lista negra da dieta saudável". Para aqueles que não leram, por favor, prestigiem a querida autora que lhes escreve e acessem: . Lá eu comento  alguns benefícios da fruta que era considerada uma vilã das dietas de emagrecimento até recentemente e passo três receitas saudáveis e rápidas: Guacamole, Pudim de abacate e chocolate e Smoothie de abacate com laranja.

Decidi manter o mesmo ingrediente principal para a receita de hoje (boring), mas o intuito desse post é exatamente o inverso. Vamos preparar um acepipe um pouco mais trabalhoso e muito mais insalubre, no bom sentido, se for possível.

Então, vamos enfiar o pé no abacate com uma receita de "salada de frutas" libanesa. Em minhas pesquisas, descobri que a fruta é amplamente consumida no país, seja nessa forma ou como homus. Essa salada de frutas típica é servida de várias formas distintas, podendo ser bastante semelhante à nossa clássica vitamina de abacate com leite.

No entanto, a minha versão modificada se encaixa melhor no papel de sobremesa, como vocês verão abaixo. Os ingredientes clássicos são: creme de abacate, creme de manga, coulis de morango, ashta, frutas da estação cortadas (muitas frutas vermelhas), mel e pistache.

Ah, para fins de esclarecimento, desisti de fazer versões para impressão em português e inglês, muito trabalhoso e desnecessário.

Salada de frutas libanesa

A minha versão levou: creme de abacate, coulis de açaí e laranja, ashta, morango, banana, pistache e castanha do pará. Para preparar os cremes, o coulis e o ashta, é preciso fazer uma calda antes.
Calda base
1 xícara de açúcar
1 xícara de água
1 colher de chá de raspas de laranja
Suco de meia laranja
2 colheres de chá de essência de baunilha branca
Leve tudo ao fogo baixo e deixe ferver um pouco, sem engrossar muito. (Usei o suco de laranja e a baunilha porque não tinha água de flor de laranjeira ou de rosas)

Creme de abacate
1 abacate maduro
3/4 de xícara de água
5 colheres de sopa da calda base
Corte o abacate em cubinhos e bata com a água e a calda no liquidificador. Se ficar muito espesso, adicione mais água e vá adoçando a gosto com a calda.

Coulis de açaí e laranja
5 colheres de sopa de polpa de açaí
Suco de 1 laranja
3 colheres de sopa de calda base
Leve tudo ao fogo médio e deixe reduzir até engrossar. 

Ashta
1 caixinha de creme de leite (200g)
1/2 xícara de leite integral
4 colheres de sopa de calda base
1 colher de chá de amido de milho
Sal
Ferva o creme de leite e o leite em fogo médio. Adicione a calda, o amido diluído em um pouco de leite e o sal e misture até que o creme fique consistente. O creme deve ficar bem empelotado, o correto seria acrescentar 2 fatias de pão branco em cubinhos ao creme de leite para criar esse efeito (novamente, não tinha pão branco em casa).

Torre uns 50 g pistache (sem sal) em uma frigideira e junte aprox. 50 g de castanhas-do-pará partidas. Corte 3 bananas-maçã em fatias diagonais e pique os morangos ao meio, cerca de duas caixinhas. Em taças para servir, alterne camadas de frutas, creme de abacate e ashta. Finalize com o coulis e pistache com castanha-do-pará. Para aqueles de paladar mais adocicado, sirva também com a calda base que restou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário