domingo, 25 de novembro de 2012

Pão de Tomate e Manjericão

E lá vem mais uma ode ao carboidrato, acho que ando meio metida à boulangère ultimamente. Também ando totalmente sem inspiração para escrever, ou pelo menos sem paciência para deixá-la fluir. Talvez devesse esperar para escrever esse texto quando minha mente estivesse mais calma, ao menos daria mais atenção aos detalhes. Não me importo, só quero despachar essa receita seca e rudemente. Sim, eu sei ir direto ao ponto quando vem a calhar.

Novamente, receita adaptada. Isso não faz de mim uma pessoa muito criativa, certo? Pensando bem, sou criativa porque geralmente altero alguns pormenores das receitas. Diria que o que me falta é a segurança de alçar grandes voos na panificação, o que é totalmente compreensível, pois não tenho uma base teórica para tal. Que seja.

Retirei a receita de nada mais nada menos que o site do Le Cordon Bleu. Preciso dizer que meu sonho seria estudar num lugar desses? Eles têm várias escolas culinárias pelo mundo e eu me contentaria em pisar com meus pés calejados em qualquer uma, ao menos para um curso curto. Julia Child que se cuide. Infelizmente, este mundo capitalista em que vivemos me impede disso. Afinal, o que importa é a bufanfa. Tem dinheiro para pagar o curso? Não? Então, cai fora. Calma, calma, nós, do Le Cordon Bleu britânico, não seremos tão radicais e presentearemos um jovem de baixa renda sortudo com um curso completo (mas somente jovens britânicos podem se inscrever, não queremos estrangeiros por aqui, beleza?).

Retiro o que disse, não sei ser direta, sou prolixa para cacete. Sei criticar, isso sei. A falta de paciência, as adaptações, o Le Cordon Bleu. Nossa, esse provavelmente é o post mais revoltado já publicado por mim até o momento (não posso me responsabilizar pelo que virá no futuro... suspense).

Tentei modelar uma bolinhas, mas não saiu como esperado :p

Essa receita rende um pão pequeno numa forma de bolo inglês de uns 20 cm (fiz numa de 25 cm). A massa é um pouco pegajosa para se trabalhar, mas a textura fica incrível depois de assada (esqueci de tirar uma foto do pão fatiado, uma pena). A combinação clássica de tomate e manjericão não desaponta, it's worth a try.


Pão de Tomate e Manjericão




1/2 tablete de fermento biológico fresco
2 colheres de chá de açúcar
1 colher de sopa de extrato de tomate (molho comum não serve, porque é muito ralo)
100 mL de água gelada
1 xícara de chá de farinha
1 e 1/2 colher de chá de sal
25 g de manteiga amolecida
1 colher de sopa (bem cheia) de manjericão seco
1 ovo batido para pincelar
Folhas de manjericão fresco para decorar

Dissolva o fermento, o açúcar e o extrato de tomate na água gelada. Peneire e incopore a farinha aos poucos, misture bem por uns 10 minutos. Se utilizar a batedeira, velocidade média por 10 minutos. Adicione o sal, a manteiga e o manjericão seco e misture novamente. Deixe crescer em um local aquecido por uma hora. Coloque a massa na forma untada e enfarinhada, pincele com o ovo batido e deixe crescer mais vinte minutos. Coloque as folhinhas de manjericão para decorar e pincele com o ovo pela segunda vez. Leve ao forno preaquecido a 180º C por 30 min (ou até que o pão esteja douradinho e um palito espetado no centro saia limpinho, sem pedaços de massa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário