segunda-feira, 25 de março de 2013

Pão de banana (salgado)

Inspirada pela minha musa de receitas e de ensinamentos culinários, Neide Rigo, e pela abundância de bananas nesta terrinha tropical, preparei esse pão de banana. Nada tem a ver com esses pães de banana americanos repletos de açúcar que mais parecem bolos e que, de pão só têm o formato. A receita original era feita com um purê de banana-figo cozida. Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa espécie de banana. Adaptei para banana-nanica amassada no garfo. Havia pensado em omitir o cominho e a erva-doce, mas fico feliz por tê-los mantidos, são o je ne sais quois do pão.

A textura é inacreditável. Se você não tem sorte com pães, essa receita é para você. Não há como seu pão sair borrachudo, seco ou não crescer. Como sabem, a banana é divina para dar textura a qualquer massa e muito utilizada como substituta do ovo em receitas veganas. Por ser caseiro, é melhor consumido no dia em que se assa, pois logo resseca. Nos dias seguintes, fica melhor esquentadinho na frigideira.

Pão de banana

1 colher de sopa de fermento biológico seco
1 xícara de água
400 g de banana-nanica amassada
2 colheres de chá de sal
1 ovo
100g de manteiga amolecida
500 g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sementes de cominho
1/2 colher de chá de sementes de erva-doce

Misturar o fermento, a água, as bananas nanicas maduras bem amassadas e o sal. Na batedeira, acrescente o ovo, a manteiga e bata até homogeneizar. Retire da batedeira e vá acrescentando a farinha peneirada, mexendo com um pão-duro. Essa quantidade é para um pão em forma de bolo inglês. Se preferir um pão para moldar, coloque mais farinha. Acrescente as sementes, misture e deixe dobrar de tamanho (aqui levou uma hora). Então, despeje em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada. Deixe crescer mais 30 minutos. Leve o pão ao forno pré-aquecido a 260ºC. Deixe o pão nessa temperatura por 10 minutos e depois abaixe para 220ºC por terminar de assar por mais 30 minutos aproximadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário