quinta-feira, 11 de abril de 2013

Kheer de Jaca

Alguns meses atrás, comecei a me coçar, um formigamento que me inquietava de cima a baixo. Era cisma, cisma com jaca. Quando cismo com alguma fruta ou ingrediente desconhecido, não descanso até prová-lo. Ora pois, comprei a bendita jaca, provei e não me arrependi. Indubitavelmente, lembrou-me de banana, mas achei um tanto indigesta, por isso não consegui comer grandes quantidades e tive que arranjar-lhes um fim.


Encontrei várias receitas em português, nenhuma que me agradasse. Sorvete de jaca, pudim de jaca, doce de jaca, tudo muito brasileiro. Aquela jaca gritava especiarias e Ásia desesperadamente (e não descobri que a fruta é da Índia?). Escolhi o kheer, um tipo de mingau de arroz e leite, mas também existem versões com frutas e leite de coco no sul da Índia, como esse Chakka Pradhaman (pradhaman de jaca, kheer de jaca). 

Então, aqui vai um kheer de jaca, ótimo para substituir o mingau de aveia na manhã e para garantir energia para o resto do dia. Essa mistura de frutas frescas e secas, castanhas, leite e especiarias põe qualquer defunto de pé.

A despensa estava sem castanhas-de-caju...

Kheer de jaca

200g de jaca sem sementes
1 colher de sopa de ghee (manteiga clarificada)
1/3 de xícara de castanha-de-caju
1/2 xícara de uvas passas
1 e 1/2 xícara de leite integral
1/3 xícara de açúcar
1 colher de chá de cúrcuma (açafrão-da-terra)
1/4 de colher de café de pimento-do-reino preta moída na hora
1 colher de sopa de canela em pó ou 1 pau médio de canela
1 cravo
1 pitada de sal

Esquente a manteiga clarificada numa panela e frite a castanha-de-caju. Adicione a jaca e misture para cobrir bem com a gordura. Acrescente as uvas passas, o leite, o açúcar e as especiarias e deixe cozinhar  em fogo médio por cerca de 15 minutos. O kheer deverá ter reduzido um pouco e tomado uma textura pegajosa devido à polpa da jaca. Retire o cravo e a canela em pau, ajuste o açúcar se necessário e sirva quente.

Dicas:
  • Adicione pedaços de coco fresco ou coco seco ralado.
  • Experimente também substituir o leite por leite de coco.
  • Guarde as sementes e seque-as no forno, têm um sabor semelhante ao das castanhas portuguesas. Se desejar, sirva fatias das sementes secas sobre o kheer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário