quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cheesecake de tofu salgado e o que andou rolando por aqui

Não sei porque nunca havia pensado nisso antes, um cheesecake salgado. É tão óbvio, ué, queijo está mais associado a salgados do que a doces. E porque não fazê-lo salgado? Ando com a cabeça tão fechada na confeitaria e o sangue tão saturado de doces que precisava de um intervalo.


Não medi quantidades, nem marquei a receita, mas é tão simples que qualquer um que saiba usar um processador consegue fazer. A base não ficou das melhores, porque quis fazê-la saudável, com farinha de centeio, farinha de aveia, azeite e um pouco de água. Sugiro que usem uma base de torta comum, como uma pâte brisée. Congele a massa que sobrar dependendo do tamanho da sua forma ou corte em pedacinhos e polvilhe com queijo parmesão e ervas, uhmmm.

Coloque a massa na sua forma e asse por 10 minutos a 200ºC. Enquanto isso, prepare o recheio. Para minha forma de 15 cm de diâmetro, bati no processador aproximadamente 350g de tofu firme, um ovo inteiro, 1/4 de xícara de chá de leite sem lactose. Deve ficar numa consistência bem cremosa, adicione mais tofu ou leite conforme necessário. Depois adicionei umas três colheres de sopa de cebolinha picada, misturei e despejei sobre a massa (sem esperar esfriar). Voltei ao forno por mais uns 10 minutos a 180ºC até firmar no centro.

Desenformei, decorei com fatias de tomate e nabo e cebolinha picados, e servi com uma redução de shoyu, mirin e açúcar. Fica melhor consumido na hora, porque o tofu começar a absorver o molho depois de um tempo.

Com salada de tomate e uma tentativa de yakitori (espetinhos de frango e cebolinha pincelados com a mesma redução de shoyu)
E é claro que não poderia faltar um doce...

E um bolo de aniversário que fiz para o Bruno, amigo do Gabriel
Camadas de massa branca de cerveja, com recheio de ganache de chocolate ao leite e brigadeiro branco de cerveja. Ficou um pouco pesado, mas delicioso ;) heheheh


Nenhum comentário:

Postar um comentário