quinta-feira, 13 de junho de 2013

Bolo de fubá com calda de limão siciliano, a.k.a. Nigella's Lemon Polenta Cake

Conhece aquela sensação de que há alguém te observando por trás das cortinas? Alguém que não percebe que deixou as pontas dos pés para fora da barra da cortina, um rato escondido de rabo para fora. Então, desistindo da árdua tarefa de se esconder, persegue-te descaradamente e a cada esquina que se dobra, lá está! É quando a rixa vai para o lado pessoal e você decide arregaçar as mangas. "É hoje, hoje vamos resolver essa encrenca".

Pois bem, uma receita me perseguia há algum tempo. E não era como se a encontrasse em versões diferentes, em revistas, em um programa de culinarista de televisão aberta às 11h da manhã, em outros sites, etc. Era especificamente essa receita da dona Nigella que vinha me perseguindo há algum tempo. Nosso primeiro encontro foi quando assisti a um episódio de sua série no computador. Depois, acabamos nos conhecendo melhor quando essa inglesa, a simpatia em pessoa, veio ao Brasil e decidiu prepará-la no programa da Angélica. Encontramo-nos novamente numa reprise do GNT. Quando bati os olhos nela no livro "Na Cozinha com Nigella" (uma das minhas últimas aquisições culinárias), eu já estava caidinha por ela. Ou ela por mim, quem sabe dizer...

Aconteceu assim tão de repente, tão profunda e espiritualmente. Agora, já nos chamamos por nomes mais íntimos. E devo dizer, sem me gabar das minhas habilidades no jogo da conquista, que ela se achegou mais a mim do que à sua própria criadora. Meu lindo bolinho não afundou como o original, ficou fofo e crescido (embora não se veja pelas fotos). E tô me gabando sim, so what?!

Coincidência ou não, hoje é dia de Santo Antônio e recomendo testar essa receita aí no seu doce lar. Quem sabe você também se apaixona por ela ou vice-versa...


Bolo de fubá com calda de limão siciliano

Adaptado de "Kitchen", de Nigella Lawson




Massa:
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200g açúcar refinado
200g de farinha de amêndoas
100g de fubá
1 e 1/2 colher de chá de fermento químico
3 ovos
Raspas de 2 limões sicilianos

Calda:
1 xícara de açúcar cristal granulado
Suco dos 2 limões sicilianos
Água
1 colher de chá de água de flor-de-laranjeira

Utilize a embalagem de manteiga para untar uma forma de fundo removível de 23 cm de diâmetro. Bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar e as raspas de limão até ficar leve. Noutra vasilha, misture a farinha de amêndoas, o fubá e o fermento. Acrescente à mistura de manteiga e açúcar os ingredientes secos e os ovos, alternando os dois. Despeje na forma e leve ao forno a 180ºC por 40 minutos até estar completamente assado, já dourando nas bordas. Deixe esfriar numa grade.

Prepare a calda, fervendo o açúcar com o suco dos limões. Se a calda ficar muito grossa, adicione o quanto precisar de água para afiná-la, deve ser uma calda fina. Por último, desligue o fogo e acrescente a água de flor de laranjeira. Fure o bolo com um palito e despeje a calda fria sobre o bolo. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário