terça-feira, 11 de junho de 2013

Queijo de macadâmia de corte


Esse queijo de macadâmia de corte é minha segunda tentativa de queijo vegano. Na primeira vez, preparei um queijo cremoso fermentado de castanha de caju, que talvez tenha ficado um pouco forte demais quanto à acidez para mim. Como a quantidade do queijo de caju foi muito grande, tive que congelá-lo. Sou a única que come esses queijos naturais por aqui, então acabam se prolongando. Já este último de macadâmia ainda sobrevive na geladeira, devorado aos pedaços diariamente. 

Retirei a receita do site do VegVida, que traz muitas informações e dicas para quem se interessa por esse tipo de dieta e também para os celíacos e intolerantes à lactose. A autora adaptou a receita do livro "The Uncheese Cookbook". Não tenho levedo de cerveja ou nutritional yeast e, talvez por isso,  ficou um pouco insosso para o meu gosto. Da próxima vez, tentarei fazer um queijo temperado com ervas finas e pimentas para dar uma acordada no paladar.

Queijo de macadâmia de corte

(a):
1/2 xícara de chá de macadâmias
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de levedo de cerveja ou 1/2 colher de chá de vinagre de maçã
1 colher de chá de sal
1 pitada de cúrcuma

(b):
1 e 1/2 xícara de água
3 colheres de sopa de ágar-ágar
1 colher de sopa de polvilho azedo

Separe um recipiente para moldar o queijo e unte com azeite ou óleo. Triture (a) levemente do liquidificador. Leve (b) ao fogo médio e, quando levantar fervura, conte três minutos, mexendo sempre. Coloque (b) no liquidificador e bata até homogeneizar. Despeje no recipiente e deixe esfriar por alguns minutos antes de levar à geladeira. Depois de gelado, desenforme para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário