domingo, 17 de novembro de 2013

Dois ingredientes e uma mousse

Todo ano a repetição reconfortante chega precisa, sem tardar. As estações que mudam, as frutas que amadurecem, a chuva que fertiliza e os humores que acompanham, subindo e descendo com a maré e as luas. Contudo, nem tudo são flores (não poderia prescindir de um habitual cliché), também vem chegando sutilmente a repetição enfadonha, igualmente pontual. Provas, pesquisas e trabalhos se acumulam, assim como a fadiga de final de ano. Ah, como anseio outra repetição, a do descanso e de reposição de energias das reuniões e festas com família e amigos no final do último mês do ano. Não liguem para essa melancolia e esse estilo romântico suspirado, acabei Jane Eyre há poucos dias e, uma vez que não tenho escrito nada além de textos acadêmicos, meu estilo próprio ainda está mergulhado e encilhado nas algas profundas do romantismo meio gótico e sobrenatural de Charlotte Brontë.

Em toda essa triste turbulência anual, nada melhor que um doce para suprir suas necessidades com poucos ingredientes e em poucos minutos. E a isso, devemos agradecer ao senhor pai da gastronomia molecular, o francês Hervé This. Creiam quando vos digo que, para essa deliciosa mousse, utilizaremos apenas água e chocolate! Eu mesma não acreditei que funcionaria, but there's a catch: use o melhor chocolate que tiver, uns 60% ou 70% cacau, preferencialmente importado e sem gordura vegetal na composição. Eu usei meu Callebaut 60% em gotas que tinha por aqui.


Mousse de chocolate de dois ingredientes (molecular, vegano)


200mL de água
225g de chocolate amargo (60%)

Coloque a água e o chocolate numa panela em fogo médio e vá misturando até o chocolate derreter completamente e homogeneizar. Prepare um recipiente maior que sua panela, encha com água e gelo. Coloque a panela dentro do recipiente e utilize um mixer para bater a mistura. Enquanto vai esfriando, a mistura vai engrossando e incorporando bolhas de ar que dão a textura de mousse. Passe para taças individuais, cubra com plástico filme e conserve em geladeira até servir. Se desejar, sirva com creme batido e frutas vermelhas. Yum.

Se o mousse ficar muito ralo, derreta novamente, adicione mais chocolate e repita os passos seguintes. Se o mousse ficar muito pesado, derreta novamente, adicione mais água e repita os passos seguintes. Se ficar granuloso, o mousse foi batido demais, derreta novamente e repita os passos seguintes.


Um comentário: