terça-feira, 22 de outubro de 2013

Panquecas holandesas assadas (Dutch-baby pancakes)


Não tenho muito a compartilhar hoje, apenas uma receitinha para uma manhã de domingo, nada mais. Conteúdo e fotos não me faltam, acreditem, só me falta o tempo e a dedicação para passar tudo acá. 

Apesar de holandesas no nome, essas panquecas assadas são tradicionais na Alemanha. Elas não levam nenhum tipo de fermento ou agente para fazê-las crescerem (estilo popover) e o correto seria assá-las numa frigideira toda de ferro (o que as faria inchar mais). Elas crescem, mas afundam assim que saem do forno, portanto garfos preparados para atacar assim que ficarem prontas. Curiosamente, é a mesma massa usada para fazer o clafoutis francês, que leva cereja inteiras com caroço.

Sirva com frutas, compotas, geleias, melado, etc. O melhor acompanhamento, entretanto, é açúcar de confeiteiro e umas gotinhas de limão.


























Panquecas holandesas

2 colheres de sopa de manteiga
3 ovos
1 xícara (200mL) de leite
3/4 xícara (90g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/3  xícara (50g) de açúcar
Açúcar de confeiteiro e limão para servir

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Derreta a manteiga numa frigideira que possa ir ao forno e gire para untar bem todo o fundo e as laterais da frigideira. Bata no liquidificador os ovos, o leite, a farinha, o sal, a baunilha e o açúcar por 1 minuto até espumar. Despeje na frigideira untada e leve ao forno até dourar e crescer por cerca de 20 minutos. E pronto, a parte mais difícil dessa receita é de fato esperar os tais 20 minutos. Retirei a minha do forno assim que vi um pouco de cor e fofura porque a fome era imensa.


Deixarei dourarem mais nas próximas vezes





domingo, 13 de outubro de 2013

Confeitaria vegana: bolo de banana com cascas de psyllium

Bolo de banana é uma coisa relativamente simples de se fazer e esse é o ponto crítico da questão. Qualquer um faz um bolo de banana, mas não é qualquer bolo de banana que fica absurdamente delicioso. Geralmente, o bolo de banana serve para quê? Para aproveitar uns plátanos abandonados que começam a reunir pequeninas drosófilas ao seu redor. E quando se come um bolo de banana? Quando não há nenhum bolo mais gostoso (isto é, de chocolate) que roube seu lugar.

Se há uma coisa que me desagrada são aqueles bolos de banana no melhor estilo padaria de ser, com massa branca insossa e bananas caramelizadas por cima. Não sei por que, só sei que não gosto deles e é provável que nunca goste. Sabe, desde pequena fui acostumada com bolos com banana na massa, com aqueles pontinhos e fiapos marrons que escurecem a massa e que não poderiam ser mais perfeitos para mim. Gosto bastante também das versões integrais, desde que não sejam socadas, quebradiças ou secas. Não gosto de tortas de banana, tampouco gosto que misturem chocolate ao meu bolo de banana (como poderei enxergar os fiapos de banana?!). Canela, nozes, passas e afins são bem-vindos.

Sou muito específica nos meus gostos, não? Mas, bem, todos sabem que os gostos mudam com a idade e acabamos por desejar alimentos que nos trariam ânsia alguns anos atrás. Então, não alimentem ódio por essa humilde escritora caseira caso um dia ela lhes vier com uma torta de banana de padaria, eu vos imploro.

E como ficariam surpresos se eu lhes dissesse que o melhor bolo de banana que já fiz é vegano! Eu, que carrego tantos preconceitos com bolos de banana em geral, caí de joelhos por uma receita sem ovos, sem leite e sem manteiga. O quitute também foi aprovado pelo meu pai, responsável pelo controle de qualidade desses doces às avessas e que gosta mesmo é do bom e velho leite de vaca e odeia soja.

Foto da psyllium, Plantago ovata, em Las Vegas, Nevada, de abril de 2005, por Stan Shebs

Usei uma mucilagem feita com as cascas de semente de psyllium, uma planta desértica indiana, como substituto do ovo e devo dizer que não me arrependi. Elas são uma ótima fonte de fibras solúveis e ajudam a regular a digestão em casos de constipação e diarreia. Aparentemente, também ajudam a diminuir o colesterol e regular o índice glicêmico. Algumas pessoas ingerem diretamente a mucilagem como tratamento para problemas intestinais, o que pode ser perigoso se não tomarem água suficiente ao mesmo tempo e já causou a morte de várias pessoas (omg).

Na confeitaria vegana, absorvem uma quantidade estúpida de água, o que faz com que os bolos com psyllium fiquem muito úmidos, mas sem despedaçar. Dão ligação à massa, não perdendo para o ovo nesse quesito.

Nota: Fiz esse receita em muffins para poder congelar e retirar para quando tiver vontade. Mas faça em forma de bolo se preferir.

Bolo de banana vegano

(Rende 12 muffins)

(A): 2 colheres de sopa de de cascas de psyllium
       1/2 xícara de água (ou mais, conforme necessário)

(B): 2 xícaras de farinha de trigo
       2/3 xícara de farinha de trigo integral 
       1 e 1/2 colher de chá  de bicarbonato de sódio
       1/2 colher de chá de sal
       1 colher de chá de canela em pó
       1/4 de colher de chá de cravo em pó

(C): 1 e 1/2 xícara de banana amassada
       2 colheres de sopa de suco de limão
       3/4 de xícara de óleo de coco derretido
       1 xícara de açúcar demerara
       1 xícara de uvas passas escuras (ou nozes, se preferir)
       4 colheres de sopa de água ou leite vegetal (para afinar a massa)

Coloque as formas de papel na forma de muffin e pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa vasilha pequena, despeje a água aos poucos sobre as cascas de psyllium, misturando bem para que tudo fique hidratado. Se precisar, adicione mais água aos poucos. Peneire (B) e reserve. Pique a banana super madura em rodelas, junte o suco de limão e bata na batedeira com a pá, para que vire um purê. Meça a 1 e 1/2 xícara de purê de banana e volte essa medida para o bowl da batedeira. Acrescente o óleo de coco derretido e o açúcar e bata em velocidade média. Adicione (A) em colheradas com a batedeira rodando. Deixe ficar homogêneo, desligue a batedeira e junte as uvas passas. Incorpore (B) com uma espátula. Se a massa estiver muito dura, acrescente uma colher de sopa de água por vez para afinar. A massa deve ficar em um ponto de fita um pouco mais grosso. Divida igualmente entre as formas de muffin e leve ao forno por cerca de 25 minutos.

Crumble opcional:
Junte partes iguais de farinha branca, açúcar demerara e óleo de coco com um pitada de canela. Amasse com os dedos até ficar esfarelado e coloque sobre os muffins antes de assar. Esse crumble fica delicioso, mas não derrete no forno, se preferir use creme vegetal ou manteiga no lugar do óleo de coco para que derreta e doure.