quinta-feira, 30 de julho de 2015

Bolo branco vegano com calda de kinkan

Nos meus últimos meses na cozinha, pude chegar à conclusão certeira de que a confeitaria é uma arte de tentativa e erro. As receitas têm de passar por diversas adaptações de proporções e ingredientes conforme os equipamentos disponíveis, a temperatura e umidade ambientes, a qualidades dos produtos utilizados, entre muitas outras variáveis. Portanto, queridos colegas cozinheiros, não se deixem desanimar por um bolo solado, o ingrediente mais importante da sua receita é a perseverança! Analise, corrija, adapte e tente novamente!


 Os bolos veganos são uma área de expertise completamente nova para mim. Nunca havia preparado bolos que fossem simples e veganos, fofos e saborosos. Um bolo tradicional abrange uma ampla gama de variedades, métodos de preparo e ingredientes, mas geralmente será composto por ovos, farinha e açúcar e eventualmente por aditivos como manteiga ou óleo, leite ou suco, fermento, creme de leite, entre outros.



Miolo macio e molhadinho
O ovo é o ingrediente essencial que fornece leveza, estrutura, sabor, tonalidade, propriedades aglutinadoras, homogeniza a massa, e auxilia na formação de um miolo macio e fofo. Sem o ovo, o bolo vegano necessita da formação de uma rede de glúten para dar estrutura ao bolo. O bolo vegano está fadado a ser menos dourado e a crescer menos que um bolo comum, além de seu miolo úmido formar uma "massa" na boca. Não se preocupe, pois isso não significa que seja ruim. Pelo contrário, é delicioso. O sabor da farinha transparece mais e é menos mascarado pelos ovos, manteiga e leite, portanto recomendo utilizar uma farinha de trigo de ótima qualidade.

Utilizei os famosos "flax eggs" ou "gel de linhaça" para ajudar na aglutinação e secagem do miolo durante a cocção. A receita básica para um ovo de linhaça é: uma colher de sopa de linhaça moída na hora e três colheres de sopa de água. É importante moer a  linhaça na hora para obter um melhor resultado, misturar o líquido à linhaça (e não a linhaça ao líquido) e deixar a mistura na geladeira por 15 minutos até firmar antes de utilizar.

O vinagre de cidra de maçã também é muito relevante no quesito leveza, uma vez que interage com o bicarbonato de sódio em um meio líquido criando bolhas de ar que se expandirão no calor, fazendo o bolo crescer. O fermento químico é adicionado para fornecer uma segunda elevação do bolo quando colocado no forno, pois o fermento só cria bolhas em temperaturas mais altas.







Bolo branco vegano (medida em xícaras brasileiras - 200ml)

(270g)   2 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
(160g)   1 xícara de açúcar refinado
(3g)       3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
(1g)       1/4 de colher de chá de fermento químico
(4g)       3/4 de colher de chá de sal marinho moído
(200mL) 1 xícara de leite vegetal (usei de leite de coco)
(100mL) 1/2 xícara de óleo vegetal
(15mL)  1 colher de sopa de extrato de baunilha
(45mL)  3 colheres de sopa de vinagre de cidra
()            2 colheres de sopa de linhaça moída
(90mL)   6 colheres de sopa de água

Misture a linhaça moída e a água e reserve em geladeira por 15 minutos. Unte e enfarinhe uma forma de buraco, pré-aqueça o forno a 180ºC, Peneire juntos a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o fermento e o sal. Em outra vasilha misture o leite vegetal, o óleo vegetal, a baunilha, o vinagre e o gel de linhaça. Acrescente os líquidos aos secos, misturando com um fuê para que não haja pelotas de farinha. Despeje na forma untada e leve ao forno por 35-40 minutos até crescer e firmar. Deixe esfriar antes de desenformar, fure o bolo e despeje um pouco de calda, enfeite com a kinkans (e coco ralado se desejar).


Calda de kinkan

500g de kinkan
150g de açúcar
50g de mel
100mL de água
20mL de suco de limão

Corte as kinkans em quatro no sentido do comprimento, retire as sementes. Cozinhe em fogo médio com o açúcar, o mel, a água e o limão por 30 minutos ou até as kinkans ficarem macias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário