sábado, 5 de setembro de 2015

Salada de lula, tomates cereja e vinagre balsâmico - receita de Le Cordon Bleu

Essa receitinha veio direto do Le Cordon Bleu de Londres para meus queridos leitores, do curso de Fish and Shellfish do qual participei durante minhas férias na metrópole britânica. Essa salada de lulas deve ser resfriada antes de ser consumida, mas devo dizer que também é deliciosa assim que sai da panela. Leva bastante azeite de oliva, em homenagem ao post anterior.

Os tomatinhos são praticamente confitados no azeite e sua polpa serve para dar corpo ao molho de azeite, assim como o vinagre balsâmico, que também traz estrutura, acidez e doçura. Os pinoles balanceiam com a gordura e crocância. E o alho potencializa tudo com sua pungência.



Nessa versão, em vez do dente de alho seco, utilizamos o alho verde ou alho fresco, que ainda não passou pelo processo de secagem no escuro. Era um produto muito abundante na primavera inglesa e relativamente barato. Ele tem um sabor mais potente e o talo verde também pode ser utilizado para cozinhar, vale a pena testar!





Salada de lula, tomates cereja e vinagre balsâmico

Ingredientes:
8 lulas médias
50mL de azeite
4 dentes de alho, brunoise
50g de tomate cereja, cortado na metade
50g de tomate cereja amarelo, cortado na metade
20mL de vinagre balsâmico
30g de pinole tostado
Sal

Limpe as lulas, retire a pele, a pena e as nadadeiras. Reserve o corpo e os calamares (tentáculos). Corte a lula em anéis de 1cm, Sue o alho com o azeite numa frigideira quente. Acrescente os tomates cereja à panela e cozinhe até ficarem macios. Deglaceie com o vinagre. Tempere com sal e retire da frigideira, reserve. Sauteie rapidamente os anéis de lula e os calamares. Junte a lula aos tomates e tempere com sal. Acrescente o pinole tostado. Sirva gelado. Serve 4 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário